Expanda seu negócio com a retenção dos clientes.

maquininha_compufácil
Maquininha Compufácil – Nunca foi tão fácil
26 de dezembro de 2017

Expanda seu negócio com a retenção dos clientes.

retenção dos clientes
 

Satisfação, valor e retenção dos clientes. Em uma empresa seu maior ativo, além de seu patrimônio, é sem dúvida alguma seus clientes. Afinal está nele a razão da existência do seu negócio.

V amos entender a seguinte situação, o cliente já está fidelizado a sua marca, ele retorna para uma compra ou negociação com sua empresa, satisfeito com os resultados alcançados no primeiro atendimento. Esta é uma situação perfeita de comércio, assim, você terá vendas mais frequentes e os lucros serão maiores.

A fidelização do cliente é algo já comprovado através de pesquisas, mostrando que é muito mais barato manter um cliente do que converter outro. Segmentar sua comunicação (marketing) para os clientes que já estão propensos à compra, faz com que se economize tempo e esforço dos vendedores, além de dinheiro com materiais que seriam utilizados para atrair novos interessados.

parallax background

"As empresas existem para criar e preservar seus clientes, e não para criar produtos, como muita gente imagina. Os produtos são efêmeros, os clientes não.”

 

A frase acima é do executivo Don Peppers, sócio fundador do Peppers & Rogers Group, uma das mais renomadas empresas de consultoria em gestão do mundo, com foco na experiência do consumidor.

Ao ouvirmos estas palavras, entendemos que a atual realidade das empresas frente ao desafio do aumento da concorrência no mercado, aponta uma alteração necessária na forma de fazer negócios e crescer com a retenção dos clientes.

Na correria destes tempos modernos, muitos estabelecimentos compartilham de um erro comun, após efetuada a venda se esquece do comprador e não dá a devida atenção a ele. Hoje vivemos uma era de consumidores bem informados, atentos ao mercado, acompanhando preços, promoções, qualidade e estes não pensarão duas vezes antes de fecharem negócio com que quem oferecer benefícios melhores.

parallax background

Foco na retenção e não na atração

A identificação e engajamento de clientes são técnicas aplicadas desde a época em que os donos de pequenos comércios conheciam muito bem os seus compradores e tinham informações importantes sobre eles, tais como datas de aniversário, preferências de consumo e onde moravam.

 

Retenção de clientes e fidelização

A fidelização está inserida em um contexto muito amplo, no qual a empresa está voltada para o seu comprador. Sendo assim, as empresas necessitam investir em estratégias para melhorar a experiência com o cliente e em relacionamentos duradouros. Preocupe-se com o pós-venda.

Ao seguir um conjunto de políticas que focam no cliente, a empresa consegue torná-lo um agente responsável pelas futuras transformações e mudanças nos negócios, criando assim um relacionamento de longo prazo.

Preocupe-se com o pós-venda. Pergunte sobre a experiência que ele teve em negociar com você, apure os pontos positivos, que devem ser repetidos aos demais clientes, e saiba receber também os negativos, pois essa é a oportunidade de melhorar o processo.

O cliente fiel, por estar envolvido diretamente com a empresa, é uma constante fonte de renda. Saiba que não é nada fácil agradar um freguês, depois de perdido ele dificilmente é reconquistado e muito provavelmente tecerá comentários negativos contra a sua empresa, mas uma vez que você adquire credibilidade, ele se torna o seu principal vendedor e comprará novamente sem pensar duas vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat