V amos entender a seguinte situação, o cliente já está fidelizado a sua marca, ele retorna para uma compra ou negociação com sua empresa, satisfeito com os resultados alcançados no primeiro atendimento. Esta é uma situação perfeita de comércio, assim, você terá vendas mais frequentes e os lucros serão maiores.
A fidelização do cliente é algo já comprovado através de pesquisas, mostrando que é muito mais barato manter um cliente do que converter outro. Segmentar sua comunicação (marketing) para os clientes que já estão propensos à compra, faz com que se economize tempo e esforço dos vendedores, além de dinheiro com materiais que seriam utilizados para atrair novos interessados.
Ao ouvirmos estas palavras, entendemos que a atual realidade das empresas frente ao desafio do aumento da concorrência no mercado, aponta uma alteração necessária na forma de fazer negócios e crescer com a retenção dos clientes.
Na correria destes tempos modernos, muitos estabelecimentos compartilham de um erro comun, após efetuada a venda se esquece do comprador e não dá a devida atenção a ele. Hoje vivemos uma era de consumidores bem informados, atentos ao mercado, acompanhando preços, promoções, qualidade e estes não pensarão duas vezes antes de fecharem negócio com que quem oferecer benefícios melhores.
A identificação e engajamento de clientes são técnicas aplicadas desde a época em que os donos de pequenos comércios conheciam muito bem os seus compradores e tinham informações importantes sobre eles, tais como datas de aniversário, preferências de consumo e onde moravam.
A fidelização está inserida em um contexto muito amplo, no qual a empresa está voltada para o seu comprador. Sendo assim, as empresas necessitam investir em estratégias para melhorar a experiência com o cliente e em relacionamentos duradouros. Preocupe-se com o pós-venda.
Ao seguir um conjunto de políticas que focam no cliente, a empresa consegue torná-lo um agente responsável pelas futuras transformações e mudanças nos negócios, criando assim um relacionamento de longo prazo.
Preocupe-se com o pós-venda. Pergunte sobre a experiência que ele teve em negociar com você, apure os pontos positivos, que devem ser repetidos aos demais clientes, e saiba receber também os negativos, pois essa é a oportunidade de melhorar o processo.
O cliente fiel, por estar envolvido diretamente com a empresa, é uma constante fonte de renda. Saiba que não é nada fácil agradar um freguês, depois de perdido ele dificilmente é reconquistado e muito provavelmente tecerá comentários negativos contra a sua empresa, mas uma vez que você adquire credibilidade, ele se torna o seu principal vendedor e comprará novamente sem pensar duas vezes.